sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Importante!

Dados divulgados nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o desmatamento, entre agosto de 2008 e julho de 2009, diminuiu 45% em relação ao mesmo período de 2007-2008.



De acordo com o Inpe, em 2008, foram desmatados 12.911 quilômetros quadrados, enquanto neste ano a estimativa é de que esse número seja de 7 mil quilômetros quadrados, a menor taxa de desmatamento já registrada pelo governo em 21 anos de monitoramento.




Os números foram apresentados pelo diretor do Inpe, Gilberto Câmara, na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e por demais ministros do governo, além de governadores e prefeitos de 43 municípios que fazem parte da região atendida pelo governo.


A queda foi observada em quase todos os estados da Amazônia. Em Mato Grosso e no Pará, tradicionalmente líderes dos rankings de desmatamento mensais, a queda foi de 65% e 35%, respectivamente. Em Rondônia, a diminuição foi de 55%.


Apesar de também registrar a redução, o Pará foi o estado que mais desmatou no período, com 3.680 quilômetros quadrados, seguido por Mato Grosso, com 1.047, e Maranhão, com 980.


A taxa de desmatamento é calculada pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), que utiliza satélites para observação das áreas que sofreram desmatamento total, o chamando corte raso. O menor índice registrado até agora era o de 1991, quando os satélites identificaram 11,03 de quilômetros quadrados.


De acordo com o Inpe, a margem de erro da estimativa é de 10%, ou seja, pode resultar em uma variação de 700 quilômetros quadrados para ou mais ou para menos quando os dados forem consolidados.

0 comentários:

Postar um comentário